Falar mal da concorrência – uma prática desastrosa.

falar mal da concorrenciaComo é de costume, sempre iniciamos a semana com reunião para planejarmos os interesses da semana. Nesta reunião de hoje tivemos o comparecimento de um ex-funcionário que hoje detém uma franquia de nossa empresa, e por sinal uma excelente pessoa o qual nos ajuda e participa bastante com sua idéias.

Ele estava um pouco aborrecido e logo todos perceberam e desta forma ele nos expôs que tinha recebido um ligação de uma pessoa que dizia estar interessada em saber mais sobre nossos serviços, mas o verdadeiro objetivo desta pessoa era denegrir como a imagem de nossa empresa que assim o fez (mais tarde veio a confirmar a pessoa como sendo da concorrência).

Como sempre preguei a todos meus funcionários e franqueados para que jamais venham a cometer tal injuria, pois não é de meu feitio esta pratica. Mesmo assim resolvi buscar na internet sobre o que dizem alguns especialistas diante disto, então vamos la o que encontrei:

Falar mal da concorrência:

Falar mal da concorrência revela insegurança, ou seja, incapacidade para competir. Para o mercado e os consumidores, esse comportamento sinaliza que talvez os produtos e serviços da empresa não sejam tão excelentes como ela apregoa, razão pela qual tenta detonar seus concorrentes. (Marcelo Mariaca – Presidente da Mariaca & Associates | Brasil Econômico)

Esse hábito demonstra imaturidade, medo, amadorismo, falta de ética, medo da concorrência… isso são coisas que passam pela cabeça de seu cliente, cuidado. Lembre-se que a concorrência existe para nos impulsionar e não para nos puxar para baixo. (Humberto Nakamura – especialista em marketing e vendas)

Não adianta você querer provar que o seu é melhor falando que o do outro é pior… Isso denota insegurança e provoca mal estar em quem está negociando com você. (Gilclér Regina – Consultor, Escritor e Palestrante)

O meu parecer individual:vendedor que fala mal da concorrencia

Apesar de já conhecer os resultados sofridos de quem fala mal da concorrência perante os clientes, espero que isto sirva de lição a todos meus franqueados e para aqueles que ainda buscam  algo pra fazer ou até mesmo um franquia. Um conselho: PESQUISE MELHOR para não cair na lábia de um vendedor deste naipe.

É isto ai pessoal, agora gostaria de saber de vocês como clientes, o que pensam quando escutam um vendedor de uma determinada empresa falar mal da concorrência?

Quer conhecer melhor nossa empresa? clique aqui

Comentários estão fechados.