Como prospectar novos negócios: dicas para empreendedores

Cada vez mais, as pessoas procuram fornecedores para suas soluções na Internet. Esta modalidade de prospecção consiste na identificação de potenciais clientes por meio da Internet, seja em redes sociais, comunidades de prática, ou buscas por palavras-chave relacionadas ao tema de interesse. Existem diversas técnicas de SEO [1], sigla para Search Engine Optimization, para otimizar as páginas do seu site para serem encontradas mais facilmente pelos mecanismos de buscas. Sites de redes sociais profissionais também são uma fonte rica para identificar potenciais contatos para abordagem. Criação de landing pages, ou seja, páginas de pouso que servem de chamariz para buscas comuns dos clientes na Internet, associadas a gatilhos como cadastros e solicitação de contato, também podem gerar boas prospecções.

Abaixo segue algumas dicas e suas funcionalidades para você por em pratica:

Indicação de clientes

Consiste em solicitar aos clientes a indicação de outros contatos que potencialmente podem se interessar pelos serviços da empresa. Toda empresa ou pessoa possui relacionamentos. Um contato referenciado sempre é mais confiável do que uma abordagem a frio realizada pela sua empresa sem uma indicação.

Clientes órfãos

Corresponde a abordar clientes que eram atendidos por empresas que fecharam, ou profissionais que mudaram de profissão, de empresa ou que se aposentaram, por exemplo. Em diversos segmentos, empresas fecham ou passam dificuldades que as impedem de atender a todos os pedidos.

 

Lista de potenciais clientes

Organizar uma lista de clientes potenciais, a partir da identificação de segmentos que podem se interessar pelos serviços oferecidos. Isto pode ser feito por desk research, apenas pesquisando na Internet associações do setor alvo da sua empresa, ou diretamente pela pesquisa das empresas desse setor alvo.

Publicações

As publicações podem ser uma importante peça para atrair potenciais clientes. No estágio de compra, uma das primeiras etapas é o reconhecimento do problema e a busca por solução, e artigos relacionados, que ajudem seu cliente a formar a ideia de como resolver seu problema, pode atrair potenciais clientes.

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