Abrir um negócio no Brasil


open-_-1Abrir um negócio no Brasil?
 
Muitos me perguntam se ainda compensa abrir um negócio no Brasil, considerando os eventos indefinido dos últimos anos, tanto na politica como economia. Desta forma sempre tenho respondido que:

Por tudo isto, o Brasil ainda é o melhor país do mundo para empreender, e abaixo vou postar alguns motivos que encontrei na internet e que considero de extrema importância para tal:

1 – Oportunidades:

Toda crise trás oportunidades e isso não é um simples jargão. Se você analisar na história da humanidade, todo avanço aconteceu após uma crise ou para resolver algum problema sério. Em tempos de bonança as pessoas tendem a se acomodar, mas nos momentos de tormenta é que se conhece um bom marinheiro, ou seja, se estamos em um período de crise, isso significa que muitas pessoas e empresas estão com problemas. Pense comigo, que tipo de conhecimento ou habilidade você possui que pode ajudar a resolver o problema dessas pessoas ou empresas?

É exatamente nesse ponto que surgem as oportunidades, ou seja, quando você descobre que consegue resolver um problema e transforma essa competência em um negócio que oferece um produto ou serviço para resolver esse problema.

2 – Condições para crescer:

Diz o ditado popular que depois da tormenta vem a bonança, pois bem, esta crise vai passar como todas as outras que atravessamos e sabe qual é a boa notícia? Se você tiver seu negócio funcionando durante a crise, vai “surfar” na próxima onda de crescimento na frente daqueles que decidirem empreender apenas quando as condições estiverem mais favoráveis.

Analise empresas como O Boticário, Wizard, Wise up dentre tantas outras que foram fundadas ou tiveram seu processo de expansão na pior crise que tivemos no Brasil com a hiperinflação dos anos 80. Você acha que estas empresas teriam o sucesso que têm hoje se deixassem para empreender apenas quando a crise terminasse?

3 – Segurança financeira:

Conheço muita gente que acha arriscado ser empreendedor por não ter um salário fixo ou segurança social. Bem, é verdade que ser empreendedor e abrir um negócio próprio requer uma boa dose de disposição a correr riscos, mas te pergunto: ser empregado também não é um risco? afinal de contas, se você trabalha no setor privado isso significa que seu patrão pode ter uma crise financeira ou acordar de mau humor de uma hora para outra e pode simplesmente te demitir amanhã. Isso não é arriscado?

Muitos procuram a estabilidade no setor público. Bem, devo admitir que dificilmente um funcionário público é demitido, neste ponto existe sim estabilidade, entretanto, ano após ano vemos greves e mais greves destes mesmos servidores reclamando que seus salários estão com anos de defasagem, ou seja, aquele salário atraente que motivou a pessoa ingressar no serviço público anos atrás não tem hoje o mesmo poder de compra que tinha quando ingressou nesta carreira. Essa estabilidade é boa? Acho que você sabe a resposta.

Se o empreendedor administrar corretamente as finanças do seu negócio terá seu salário estável mensalmente (pró-labore), contribuirá para a segurança social e privada para garantir sua aposentadoria e como bônus poderá ganhar muito mais com os lucros obtidos com o seu negócio.

Veja que há mais riscos em ser empregado do que ter seu próprio negócio. Pense nisso, se prepare e aja!

4 – Menos burocracia:

Embora a burocracia brasileira seja uma das mais complexas do mundo, fizemos avanços com a simplificação no processo de abertura e pagamento de tributos. A criação do “Simples” e Super Simples” além do programa federal “Bem Mais Simples” ajudou bastante os empreendedores abrirem um negócio, além de reduzir os custos com gestão contábil devido à simplificação no recolhimento dos impostos. Hoje existem sistemas contábeis online para agilizar os processos e poupar tempo e dinheiro dos empreendedores.

5 – Liberdade: 

Você já deve ter ouvido que empreendedores trabalham 12 ou mais horas por dia e talvez me pergunte: Hélio, que liberdade é essa?

Bem, é verdade que o empreendedor de sucesso trabalha mais do que um empregado, mas também é verdade que esse mesmo empreendedor está trabalhando exaustivamente para construir o seu sonho e isso não tem preço!

Veja bem, não há nada de errado em ser empregado no setor público ou privado. São pessoas honestas e trabalhadoras que tomaram uma decisão na vida e sustentam suas famílias e ajudam a economia a crescer.

A grande questão é: Todos os dias você está investindo sua vida para construir os sonhos de quem, seus ou do seu empregador?

Se você está satisfeito com seu emprego atual e está confortável em relação aos riscos que falei no item 3 deste artigo, então tudo bem, parabéns por sua escolha, mas por onde ando vejo pessoas desmotivadas em seus trabalhos, reclamando que ganham pouco e principalmente, tristes porque abandonaram seus sonhos.

Liberdade não é ausência de trabalho árduo. Liberdade é poder escolher o caminho que o levará a realização dos seus objetivos e isso alivia as eventuais dores da jornada porque por mais dura e espinhosa que seja a estrada do empreendedor, este sempre estará com os pés calçados pelos “sapatos dos sonhos” que o levarão por caminhos de conquistas e realizações que só um ser livre pode trilhar.

Se você já é empreendedor, persista no seu sonho. Não permita que os amigos da onça apaguem suas esperanças com suas opiniões desmotivadoras.

Se você um dia sonhou empreender, mas por alguma razão abandonou seu sonho por medo de fracassar, respire fundo, tire seu sonho da prateleira, limpe a poeira do desânimo e abra novos horizontes para a sua vida e a vida das pessoas que você ama.

Seja livre. Seja Feliz!


Para você que esta buscando algo para fazer ou ser dono do próprio negocio?

plinplinSomos uma das poucas empresas franqueadoras no Brasil que disponibilizamos gratuitamente conteúdos sobre empreendedorismos, e com a nossa experiência podemos afirmar que uma franquia é sua melhor opção por motivos relevantes tais como: um sistema já testado, segurança, retorno comprovado por outros franqueados. Só isto já basta para pensar em investir em uma franquia.

Manual Franquia ChipbrsIndependentemente de sua opção de escolha, e caso deseja saber mais sobre a Franquia Chipbras, preencha o formulário abaixo e será redirecionado  para uma pagina contendo estas informações. Obrigado.

 




 

Comentários estão fechados.